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20 de abril de 2020

INSS: Passo a passo para pedir auxílio doença online

Com a pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS estão fechadas. Os trabalhadores que precisam do auxílio-doença devem fazer a solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Na ferramenta, o trabalhador deve anexar o atestado médico que pede o afastamento. Se estiver dentro das regras estabelecidas pelo instituto, o trabalhador recebe um adiantamento de R$ 1.045.

Vale lembrar que o atestado médico não pode ter rasuras e deve estar legível. Também é preciso ter o nome do médico, a assinatura dele e o carimbo de identificação com registro do conselho de classe, informar qual a doença ou a CID (Classificação Internacional de Doenças) e conter o prazo estimado do repouso.

Auxílio doença online

Veja a seguir como enviar o atestado online, com as agências fechadas.

Para quem já tem senha no Meu INSS – Acesse o site Meu INSS, e clique em “Entrar”. Será preciso informar o CPF e a senha cadastrada.

Na página inicial, clique em “Agendar Perícia”. 

Para quem não tem senha no Meu INSS – Acesse o site Meu INSS. Em “Serviços sem senha”, clique em “Agendar Perícia”.

Será preciso informar nome completo, CPF e data de nascimento. Clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”.

 Aplicativo Meu INSS

É preciso baixar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Nesse caso, é preciso senha. Se já tiver, clique em “Entrar”. Caso contrário, escolha “Cadastrar Senha” (veja o passo a passo como cadastrar a senha no Meu INSS) .

 Após fazer o login, clique em “Agendar Perícia”.

Como anexar atestado

A partir daqui o procedimento é igual para quem tem e quem não tem senha. Clique em “Perícia Inicial” e, depois, em “Selecionar”.

O sistema perguntará se você tem atestado médico. Selecione “Sim”, depois “Continuar”

O site informará os dados de uma portaria do INSS. Clique em “Avançar” .

Informe um número de celular ou telefone fixo. Se quiser, pode informar um email Imagem:

Depois, será necessário anexar um documento de identificação com foto e o atestado médico. Para isso, é preciso clicar no sinal de + ao lado direito.


Ao clicar no sinal de +, aparecerá uma mensagem com as instruções para anexar o documento. Clique em “Anexar” e procure o arquivo com o atestado médico no seu computador ou celular.

Após encontrar o arquivo, clique em “Enviar”. É possível anexar mais documentos médicos, se tiver. Faça esse mesmo procedimento com o documento de identificação.

Após anexar a cópia do documento de identificação e do atestado médico, clique em “Avançar”.

Na tela seguinte, escolha uma agência do INSS. É possível encontrar uma agência usando seu CEP, por município ou permitindo que o Meu INSS use sua localização para encontrar o posto mais próximo.


Selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. A recomendação é escolher uma agência próxima de sua casa. Essa agência é a que vai manter o seu benefício.

Selecione o local em que deseja receber o pagamento. Dá para fazer a pesquisa por bairro.

 Na próxima página, confira seus dados e se a agência e o local de pagamento estão certos. Clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”. Vá em “Avançar”.

Pronto. O pedido foi enviado e será analisado. Se quiser, o segurado pode gerar um comprovante.

Fonte: INSS

Enviado por: DANIELLE NADER – Portal Contábeis