As consultas completas das NF-e via chave de acesso serão restritas a partir de 07 de Julho. Apenas o participante da operação descrito no documento fiscal poderá ter acesso a nota fiscal. O acesso será por certificado digital para quem possui inscrição estadual, e os demais participantes da operação continuarão com acesso normal, sem alterações.
A consulta de NF-e auxilia muito o processo de escrituração fiscal, mas sabemos que desde a publicação do Ajuste Sinief 16/2018 já havia a necessidade de não mais depender desta forma de consulta.
O serviço de consulta de NF-e pago, disponibilizado pelo Serpro, também será afetado a partir do dia primeiro de Julho, isso quer dizer que ele não disponibilizará mais as notas de terceiros para consulta.
Com o tempo veremos cada vez mais destas restrições, por isso é importante que as empresas conversem com seus contadores sobre como elas devem se organizar frente a este novo período.
As notas fiscais devem ser enviadas da empresa para sua contabilidade, quanto antes as empresas tiverem ciência disso, mais correto estarão os seus processos. Pois não é função da contabilidade buscar estes documentos fiscais das empresas, e sim é de responsabilidade da empresa enviar estas informações ao seu contador.
Fonte: Contabilidade na TV