Dados do economista Marcio Pochmann, revelam que, em 2008, os 10% mais pobres da população brasileira pagavam o equivalente a 32,8% da sua renda, enquanto os 10% mais ricos, 22,7%.
Outra pesquisa, divulgada no ano passado, colocou nosso país apenas atrás do Catar em concentração de renda no mundo, onde os mais ricos (apenas 1% da população) concentram 28,3% do PIB.
Entrando na seara dos CNPJs, geralmente pouco falada neste tipo de estudo, a situação não é muito diferente. A concentração de renda entre as empresas foi revelada recentemente no relatório do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros (CETAD): 84% da receita gerada no Brasil estão nas mãos de menos de 2% das organizações.
Igualmente destacada pelo levantamento foi a desproporcionalidade na geração de empregos, tendo em vista que estas empresas geram somente 48% dos empregos e 64% da massa salarial dos trabalhadores brasileiros.
As empresas do Simples Nacional, as micro e pequenas, portanto, correspondem a 90% do total de empreendimentos do país e são responsáveis por 39% dos empregos. Se somarmos os próprios empreendedores, passam de 26 milhões de ocupações.
De forma simplista, aparentemente, o Estado leva em conta um único indicador: o de arrecadação, que revela 80% de participação das empresas optantes pelo regime do Lucro Real em detrimento de apenas 9% das optantes pelo Simples Nacional.
Contudo, um outro indicador parece-me muito mais revelador para lustrar a dinâmica de renda do empreendedorismo no país: o de distribuição de renda. As grandes empresas transferem 5% da sua receita para seus colaboradores, enquanto as pequenas repassam 24% para sua equipe.
Quando observamos sob a ótica do setor de serviços, percebemos que ele transfere quase três vezes mais sua receita para os trabalhadores, 11% do total, contra uma média de 4% de outros segmentos.
Embora os indicadores de empregabilidade e de distribuição de renda estejam mais ligados às micros e pequenas empresas, surpreendentemente – e injustamente – um maior peso tributário recai sobre as optantes pelo sistema do Simples Nacional, 10% a mais de suas receitas, na comparação com outros regimes como a tributação do Lucro Real, cuja carga é de 7%.
Ou seja, mais uma situação que revela o desprezo do governo ao disposto legal que estabelece o tratamento diferenciado favorecido às empresas do Simples Nacional.
Ao contrário, mesmo com dificuldades de capital de giro, obtenção de crédito, falta de estímulo, e para lidar com as complexidades tributárias e tantos outros entraves, são elas que arcam proporcionalmente com a maior fatia da carga tributária nacional.
Não se trata de um embate entre pequenas e grandes empresas, mas sim de equilíbrio social, de equidade e justiça tributária e, por que não dizer, respeito à própria legislação brasileira.
(*) Artigo por Jorge Segeti – CEO da Segeti Consultoria, vice-presidente da Associação das Empresas Contábeis de São Paulo – AESCON-SP e diretor técnico da Central Brasileira do Setor de Serviços –CEBRASSE
TABELAS
Tabela 1 – abreviatura
Regime de tributação | RT |
Lucro Presumido | LP |
Lucro Real | LR |
Simples Nacional | SN |
Simples MEI | SM |
Tabela 2 – Receita e Tributação
RT | Empresas | Receita bruta em 2018 (R$) | TOTAL TRIBUTAÇÃO | |||
LP | 883.251 | 9% | R$ 1.430.566.540.000,00 | 9% | R$ 125.430.606.997,65 | 11% |
LR | 169.160 | 2% | R$ 13.640.691.250.000,00 | 84% | R$ 952.862.419.558,40 | 80% |
SN | 4.211.315 | 41% | R$ 1.138.595.450.000,00 | 7% | R$ 113.409.997.026,45 | 9% |
SM | 5.057.763 | 49% | R$ 2.430.356.276,76 | 0% | ||
Total | 10.321.489 | R$ 16.209.853.240.000,00 | R$ 1.194.133.379.859,26 |
Fonte – CETAD – Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros (06/2020)
Tabela 3 – Massa salarial
RT | Empregados | Massa salarial em 2018 (R$) | Média Salarial | ||
LP | 4.768.086 | 13% | R$ 118.426.240.000,00 | 11% | R$ 2.069,77 |
LR | 17.661.094 | 48% | R$ 694.505.130.000,00 | 64% | R$ 3.277,00 |
SN | 14.542.300 | 39% | R$ 277.872.440.000,00 | 25% | R$ 1.592,32 |
SM | 166.207 | 0% | R$ 1.949.450.000,00 | 0% | |
Total | 37.137.687 | R$ 1.092.753.260.000,00 | R$ 2.452,03 |
Fonte – CETAD – Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros (06/2020)
Tabela 4 – Percentual tributo sobre a receita
Regime de tributação | IMPOSTOS S/ RECEITA |
Lucro Presumido | 8,77% |
Lucro Real | 6,99% |
Simples Nacional | 9,96% |
Fonte – CETAD – Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros (06/2020)
Artigo escrito por Jorge Segeti*